sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Palestra - A Intervenção de Alcino Soutinho no Museu Amadeo de Souza-Cardoso - Clube de História - 10ª Sessão de Trabalho - Alunos


Panfleto Realizado Para os Sócios do Clube História em Movimento
Escola EB 2/3 de Amarante


Palestra - A Intervenção de Alcino Soutinho no Museu Amadeo de Souza-Cardoso
Clube de História - 10ª Sessão de Trabalho - Alunos

A palestra decorreu hoje, ao último tempo da tarde, única hipótese de reunir todos os sócios do Clube de História, para quem foi pensada a intervenção. Os membros do Clube História em Movimento têm de usufruir de alguns benefícios que só a eles estão reservadas e os outros, aqueles que me pedincharam se também podiam ir, já sabem, estão à vontade, ainda aceitarei inscrições no Clube, por forma a que beneficiem já da próxima actividade, porque outras haverá, igualmente interessantes e enriquecedoras.
O papel do professor é o de abrir janelas, portas, fazer pontes ligando margens, indicar caminhos. Dos alunos esperamos uma atitude de esponja e que absorvam tudo quanto lhes for possível, tudo quanto a vida lhes proporcionar, dentro e fora da Escola, hoje e amanhã, sem esquecer os seus gostos pessoais, sem esquecer o espírito crítico.
Hoje posso afirmar que terminámos a semana com chave de ouro. Cansados, é certo, mas com chave de ouro.
Conheço a arquitecta Cláudia desde que nasceu e conheço-lhe a matriz familiar - organizada, arrumada, empenhada, briosa, trabalhadora incansável, entusiasta, preparada, perfeccionista.
A palestra decorreu na nossa Sala de História, sala que também aloja o Clube e onde está o nosso Jornal de Parede e o nosso Centro de Recursos, tudo direccionado para o 3º Ciclo. É já uma sala acolhedora, será ainda mais acolhedora amanhã e ainda mais depois de amanhã, ou não fosse povoada por nós, amantes da nossa Profissão, amantes da nossa Escola, amantes dos nossos Alunos. Apesar de tudo.
A intervenção da arquitecta Cláudia Queirós apoiou-se numa apresentação em PowerPoint da sua autoria, belíssima, de uma estética extraordinariamente rigorosa, cuidada, racional, que logo identificamos feita por alguém que estudou na Escola do Porto, com os nomes grandes que povoaram e povoam a Faculdade de Arquitectura. Por fim, um pequeníssimo filme da sua autoria, que terminou com uma fotografia fabulosa da silhueta da Igreja de S. Gonçalo, sobre um céu incrivelmente rosado/lilás, reconhecidamente da autoria do meu irmão, Dr. Emanuel Queirós.
A palestra foi fabulosa no cuidado colocado nas palavras ditas, na sensibilização feita para o Património Local, do qual nos devemos orgulhar e que todos devemos respeitar e amar, nas chamadas de atenção para um pormenor aqui, uma memória acolá, uma reflexão... um silêncio... casa religiosa... casa profana... a vida e a História se encarregam de nos comprovar, à saciedade, que não há valores absolutos e que o que hoje é válido, amanhã poderá não o ser mais e que tudo é transitório, passível de reciclagem e que nada permanece imutável.
Uma palavra de agradecimento a todos os alunos presentes que estiveram extremamente atentos e interessados e que tiveram todos comportamentos exemplares, no fim de uma semana de trabalho duro, a horas em que vulgarmente são já de descontracção e brincadeira pelos recreios da E. B. 2/3 de Amarante. Não o esquecerei.
Por último, agradeço-te, sobrinha minha e afilhada, a tua disponibilidade para te deslocares do Porto a Amarante, propositadamente para esta Palestra, agradeço-te em nome de todos os alunos presentes, em meu nome pessoal, dos professores que a ela assistiram, da Direcção da Escola lá representada, enfim, em nome da Escola que já foi a tua Casa um dia.
Repetiremos com um outro tema? Parece-me que talvez sim...

Nota - Só terei as fotografias desta actividade disponíveis na próxima segunda-feira e só aí as poderei publicar aqui no blogue e poderei fazer o SlideShow respectivo.
Aguardem-me. Entretanto, já sabem, podem deixar aqui os vossos comentários.

Anabela Magalhães

6 comentários:

  1. Professora eu gostei muito desta palestra organizada pela sua sobrinha. A professora tenhe muito jeito para estas coisas e a sua sobrinha é muito paracida consigo.
    Espero que a professora goste deste comentário feito por esta aluna que gosta muito de si e que nunca irá esquece-lá.

    Beijinhos desta aluna da turma: 2ºP
    Márcia Carvalho nº7

    ResponderEliminar
  2. Fico muito contente por saber que foi do teu agrado, Márcia. Provavelmente jamais vais esquecer esta palestra pois são mais estas experiências "extraordinárias" que nós retemos na nossa memória, e que nos acompanham pela vida fora, do que a rotina da nossa vida na Escola.
    Gostei muito do comentário e garanto-te que também eu gosto muito de ti e que jamais te esquecerei, mesmo quando te afastares fisicamente de mim, no final deste ano lectivo.
    Fica bem, Linda! Beijinhos e votos de excelente Domingo!

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha lido tantos elogios sobre mim numa só frase...! Eu também adorei a experiência! Uma experiência nova mas muito enriquecedora! É uma sensação fantástica os nossos trabalhos feitos em âmbito escolar sairem cá para fora e outros poderem aprender com eles! Por isso, obrigada eu!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
  4. Merecidos, Cláudia, absolutamente merecidos. Não o sendo não os teria, que tu já sabes do que a casa gasta! Eheheh...
    Adorei seguir uma temática que me é tão, mas tão cara - arquitectura seria um possível outro curso para mim.
    Repetimos? Com a génese dos primeiros aldeamentos e cidades no Crescente Fértil?
    Até tenho um embrião de PowerPoint que não tenho tempo para abordar nas aulas, a correr muito com a matéria...
    Amanhã conversamos no café!
    Muito agradecida, sobrinha minha! Foste uma profissional absolutamente competente... outra coisa não esperava eu de ti.
    Estou para ver os comentários dos que assistiram... e dos que não assistiram também.
    beijocas

    Anabela Magalhães

    ResponderEliminar
  5. Bom, a ser assim, com tantos elogios, quero ser convidado para o proximo evento.
    Pelo que li, estais todos de parabéns.
    A Anabela já nos habituou a "altos voos", tipo Fernão Capelo Gaivota. A sobrinha ainda não tive o prazer de conhecer. Mas a ser como dizem, sai concerteza à tia.
    Mais uma vez parabéns por esta actividade.

    Serafim Files

    ResponderEliminar
  6. Essa do Fernão Capelo Gaivota assentou-me como uma luva... asas, asas, precisamos todos de asas para arriscar o voo...
    As palestras acontecerão sempre às sextas-feiras ao último tempo, já que é a unica hora em que consigo juntar todos os meus 23 alunos que acompanho no Clube de História.
    Asseguro-te que serão todas interessantes e que os oradores serão todos Gente com G maiúsculo que eu não tenho paciência para moinas e minhocas... eheheh... aliás basta saber que todos se deslocarão graciosamente à nossa Escola, alterando rotinas profissionais, que aqui chegarão de braços abertos prontos para acolher estes desconhecidos alunos que ficarão um pouquito seus também, para ver que todos eles são pessoas excepcionais, cada um à sua maneira.
    Estamos precisados de bons exemplos, Files.
    Para a próxima não me esquecerei de te avisar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar