quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Sessão de Trabalho Profs


Visita de Estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso - Amarante
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Sessão de Trabalho Profs

O História em Movimento cresce em parecerias múltiplas e diversas e entre nós arranjamos sempre uns tempitos, roubados ao nosso descanso, para adiantar trabalho, para acertar os passos, para afinar instrumentos.
Hoje foi tempo de roubar tempo à minha hora de almoço para rapidamente acertar agulhas com o Manuel Augusto, professor de Música e responsável pelo Clube da Rádio-Escola, clube tão do agrado da miudagem que povoa o nossa Escola e, particularmente, tão do agrado da miudagem que integra este mesmo Clube... que eu já vi o entusiasmo e a desenvoltura com que muitos entram em acção.
A professora Irene Caetano ainda se juntou a nós e deu uma ajuda, preciosa, para que tudo decorra a bom ritmo, com lógica, integrado no tempo e no espaço certos, porque só assim faz sentido e só assim poderá promover aprendizagens relevantes.
Então a articulação entre os dois clubes decorrerá assim - As actividades previstas decorrerão, tal como planeado, constando de pesquisas, realizadas pelos alunos, sobre a vida e a importância de Amadeo de Souza-Cardoso a que se seguirão as visitas ao museu do mesmo nome, para os 9ºs anos durante esta e a próxima semana, terminando na próxima quarta-feira e de que os alunos apresentarão relatório; na sexta-feira, ao último tempo da tarde, será tempo da palestra intitulada "A Intervenção do Arquitecto Alcino Soutinho no Museu Amadeo de Souza-Cardoso" dirigida aos alunos que integram o clube "História em Movimento" e, durante a semana seguinte, será tempo de tratar estes assuntos na Rádio-Escola, com perguntas de resposta rápida.
Assim se optimiza um trabalho, agarrando-o e explorando-o pelos cornos, nas suas múltiplas vertentes, extraindo-lhe até o tutano, entrelançando o trabalho de uns no trabalho de outros, remando todos para o mesmo lado, com a finalidade de cumprir Educação e Ensino. É isso que se espera da Escola, não é assim?

Só agora vi que ainda me falta falar da parceria com o Clube de Vídeo. Mas isso dará pano para mangas e terá, obrigatoriamente, de ficar para outro post... que o meu dia, como todos sabem, só tem 24 horas.

Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário