sábado, 5 de dezembro de 2015

4ª Sessão do Clube de História - Visita de Estudo ao CIMMA


Visita de Estudo ao CIMMA - Clube História em Movimento
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

4ª Sessão do Clube de História - Visita de Estudo ao CIMMA

Ontem, aos últimos 100 minutos do período letivo da tarde, deslocamo-nos ao CIMMA - Centro Interpretativo de Memórias da Misericórdia de Amarante - para uma visita de estudo previamente combinada e agendada no facebook... sim, o facebook é também espetacular para agilizar o trabalho!, com a drª Ana Patrícia Antunes Ferreira, técnica superior de conservação e restauro da Signinum, Gestão de Património Cultural, técnica e empresa já nossas "velhas" conhecidas da intervenção realizada na Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos, mais conhecida entre nós pelo nome de Igreja de S. Domingos.
Ontem, sócios do Clube História em Movimento, e eu própria, tratadora do dito Clube, tivemos oportunidade de ver pela primeira vez este espaço museológico pertencente à Misericórdia de Amarante, instituição presente aqui na terra desde, pelo menos!, 1529, e que está aberto ao público desde finais de setembro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.
Sempre guiados, visitámos a Sala Multimédia, a Sala dos Artefactos da Paixão, a zona de circulação, atenção ao exemplar raro dos Lusíadas!, a Sala da Memória. E depois foi tempo de escutarmos as técnicas da Signinum que nos sensibilizaram a todos para os vários materiais utilizados para a feitura das capas dos livros preciosos que constitui parte do acervo deste Centro Interpretativo, a forma de os cozer, os diferentes papeis utilizados, as marcas de água, a impressão, os livros manuscritos... a bicharada que ataca forte e feio a celulose dos livros... e ainda de vermos como é possível através de aparelhos especiais ver para além do aparente, perscrutar o oculto que foi "apagado" da memória o mais das vezes propositadamente.
Os sócios do Clube portaram-se que foi um primor. Eram vinte e quatro e estiveram sempre atentos, seguindo com o máximo de cuidado as explicações que nos foram gentilmente transmitidas.
A todos quantos hoje nos proporcionaram esta maravilhosa visita ao Património Local Amarantino, o nosso obrigada. Ontem mergulhámos na História desta nossa terra. E gostamos tanto que repetiremos.

Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário