segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

História em Movimento - A Hora da História


D. Afonso Henriques - 1º Rei de Portugal
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães


História em Movimento - A Hora da História

A presença da História no 1.º ciclo torna-se extremamente importante porque é através dela que o aluno edifica uma visão global e organizada sobre uma sociedade complexa e que está sempre em constante mudança. 
Pretende-se com esta actividade enquadrar o aluno no estabelecimento de pontos de referência tais como, a consciência do tempo social, estimulando-o a construir o saber histórico através da expressão e do estudo de "Factos e Personalidades da História de Portugal” de acordo com a sua fase etária, a sua linguagem.
O saber constrói-se e edifica-se a partir das vivências efectuadas dentro e fora da escola, as quais proporcionam aos alunos ideias mais ou menos apropriadas e fraccionadas, sobre a História.
Compete-nos, a nós professores, explorar estas aprendizagens assimiladas e ajudar o aluno a desenvolvê-las numa perspectiva de conhecimento histórico, gradualmente contextualizado, em função das experiências vividas, estabelecendo a articulação directa e imediata ente os vários ciclos de escolaridade assente na trilogia temporalidade/espacialidade/contextualização.  
A Hora da História
Pretende-se, com esta actividade intitulada "Hora da História", construir um "background" e fazer uma articulação entre o 1º 3 0 2º Ciclos, visto que a História e Geografia de Portugal faz parte do programa de ambos.
O seu desenvolvimento está a ser feito em parceria com a Biblioteca Escolar e com o projecto "História em Movimento", utilizando os recursos que a nossa Escola possui no âmbito do PTE e do Clube de Vídeo.
Pretende-se, igualmente, que os verdadeiros protagonistas na construção do saber sejam os nossos alunos.
As actividades de carácter histórico têm um poder cultural enorme, na medida que proporcionam:

Ÿ    o desenvolvimento cognitivo das crianças;
Ÿ o relatar experiências e percepções do mundo;
Ÿ a aferição de  relações temporais;
Ÿ o  despertar do interesse;
Ÿ a promoção,  a imaginação e o estimular reflexões pessoais;
Ÿ o enriquecimento do vocabulário e da cultura geral;
Ÿ a promoção de  uma maior consciência nas crianças como futuros cidadãos criticos, activos e responsáveis.


A operacionalização desta articulação já está em marcha, já está no terreno.
Em breve darei novas.
Ana Oliveira

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