Visita de Estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
A visita de estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso decorreu hoje, durante a tarde, e inaugurou uma série de saídas de campo, como eu gosto de lhes chamar, onde pretendo aproximar alunos a Património e História Local, por vezes tão desprezados e ignorados pelos próprios amarantinos.
Saímos da Escola pouco passava das 15 horas e fomos em passo ligeiro, percorrendo o Centro Histórico da bela Amarante, até ao privilegiado espaço museológico onde nos aguardava a Dra. Cláudia Cerqueira, nossa fabulosa guia por uma hora.
Peço sempre a mesma guia. Conheço-a desde sempre daqui da terra, conheço-lhe o jeito excêntrico, interessante e não amorfo de ser que cativa de imediato os miúdos que para sempre ficam seus fãs. De facto, a Dra Cláudia Cerqueira fornece-lhes as explicações necessárias como quem está numa tertúlia à volta de uma mesa do café, empolgando-se(os) com as explicações dadas e pondo os olhitos a brilhar aos meus adolescentes/alunos.
Devo referir que os meus alunos corresponderam plenamente aos meus pedidos. Avisei-os que queria que ao passarmos na rua as pessoas quando muito perguntassem "Mas de que Escola são estes alunos tão exemplarmente comportados?"
E assim foi. A visita primou pela boa educação, pelo interesse demonstrado perante as explicações dadas, pelas perguntas feitas, pelas notas registadas, pela vontade de permanecer no museu, de onde foi preciso arrancá-los porque o tempo não perdoa e as camionetas não esperam por atrasados na Escola e o percurso seria agora sempre a subir, sempre a subir, ai que calor!
Os alunos, dezoito no total, terão agora que me entregar um relatório da visita na próxima sexta-feira. Espero que um ou outro sejam dignos de aqui ficar registados porque a opinião dos alunos é ainda mais importante do que a minha ou a da Dra. Cláudia a quem agradeço desde já a simpatia e a forma acolhedora como nos recebeu naquela casa que também é a sua e que é nossa também. Assim a sentimos hoje.
Obrigada a todos. Todos estão de parabéns porque todos foram exemplares.
Nota Curiosa - A Dra. Cláudia recordou uma dada professora e uns dados alunos que, fazendo uma visita guiada a este mesmo museu no dia 28 de Dezembro de 2007, lhe ficaram na memória muito embora esta história se tenha passado há três anos. Registei-a aqui e foi apenas uma visita ao Museu em plena época de Férias de Natal... que é para os meus leitores verem do que alunos e professores são capazes apesar de todas as vicissitudes...
Por último espero poder ilustrar o post amanhã. E até fazer um slideshow com as fotografias de costas dos meus maravilhosos alunos. Só preciso de um bocadinho de tempo... preciso de tempo...
Não me quero expor muito mas gostei do que vi no museu tanto no inicio como no fim e como tinhamos pouco ou mais que uma hora para ver, não chegava para visualizar todas as obras que lá estavam expostas, pois quando se tornava mais interessante a visita guiada já se estava a ficar tarde para voltarmos para a escola...
ResponderEliminarGostei muito da visita e despertou-me a ver mais sobre os amarantinos...
Cumprimentos
O nosso Museu é uma pequena pérola, que está à nossa disposição diariamente, excepto às segundas e feriados.
ResponderEliminarÉ um facto que esta visita é mais uma sensibilização para a sua importância, um aperitivo para que vocês continuem a ter gosto em visitarem um equipamento que também é vosso.
Bem vi que vocês estavam com pouca vontade de abandonar a sala do Amadeo...
Combinai e voltai lá, lá mais para o final do ano... se eu estiver disponível tenho todo o gosto em vos acompanhar... sei que a Dra Cláudia também.
Muito obrigada pela tua colaboração, sei bem que tiveste de vencer a tua costumeira discrição e timidez...
Beijinhos, Vasco, e amanhã lá estamos!