quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O "História em Movimento" no Blogue do Ricardo Pinto


Fauna Variada - Akakus - Sahara - Líbia - África
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

O "História em Movimento" no blogue do Ricardo Pinto

O projecto "História em Movimento" continua a fazer a sua caminhada rumo ao futuro, acumulando passos certeiros e seguros. A sua face mais visível, este blogue, também vai progredindo e desde a sua abertura, ocorrida no passado dia 1 de Setembro, já conseguiu conquistar vinte e quatro seguidores e acumulou mais de mil entradas, o que, para um blogue com estas características, não deixa de ser muito interessante.
Ontem foi a vez do Ricardo Pinto ampliar este trabalho na blogosfera. É um momento muito especial, uma vez que o Ricardo foi aluno, em tempos que já lá vão, da nossa amada EB 2/3 de Amarante, foi aluno da professora Irene e posteriormente meu. É pois um momento triplamente especial, quadruplamente até porque não solicitado, um momento de aproximação entre partes que, provavelmente, jamais se tocariam não fora esta possibilidade feliz da Internet e da Blogosfera a ela associada.
A abertura da Escola ao exterior faz-se acumulando passos atrás de passos, passos que podem seguir em frente, que podem derivar corrigindo trajectórias, sempre sempre aprendendo com os erros, de qualquer modo estendendo pontes entre margens, aproximando nascentes de água doce da água salgada que tempera e mistura tudo no final.
A Escola de hoje é radicalmente diferente da Escola de ontem. E a escola de amanhã será ainda mais diferente de todas as que conhecemos até ao momento, no entanto com um denominador comum - o relacionamento entre alunos e professores, e vice-versa, na Escola e mesmo fora dela. Este relacionamento, de uma riqueza e variedade incomensurável, é, ou deverá ser, a matriz que jamais deverá ser quebrada na Escola do futuro por mais desenvolvimentos tecnológicos que surjam.
A fotografia escolhida para ilustrar este post mostra-nos diversas pinturas rupestres de temática zoomórfica, nem todas do mesmo período. Está bom de ver que as girafas correspondem a um período mais antigo cronologicamente falando, existentes num eco-sistema que se degrada e vai de degradação em degradação até aparecerem os camelídeos, presentes nesta mesma parede. Passado e futuro juntos, um estendendo a mão ao outro. É o que fazemos por aqui.
Obrigada, aluno meu/nosso, pelo teu contributo para a ampliação deste projecto.

Anabela Magalhães

10 comentários:

  1. Muitos beijinhos às professoras:
    IRENE, ANABELA, AURELINA,
    AS TRIGÉMEAS...

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, beijinhos também para ti e cá te espero amanhã.
    Serão entregues... os beijos...

    Anabela Magalhães

    ResponderEliminar
  3. Fico feliz por te encontrar por aqui... à falta de melhor já que preferia um contacto visual real.
    Estou a dar os primeiros passos blogosféricos por contágio da hiper blogger Anabela. :)
    Beijinhos e aparece cá na escola.

    Irene Caetano

    ResponderEliminar
  4. Fico contente por a ver por aqui professora Irene. Ainda se lembra de mim? Ainda sou do tempo em que a professora fazia os testes manuscritos e como eu adorava a sua rúbrica, primeiro aqueles dois traços paralelos, velhos tempos esses. Pode ser que nos vejamos, muito em breve.
    Beijinhos a todas.

    ResponderEliminar
  5. Trigémeas? Quem pergunta, é que assim é difícil, mas deve ser a prof. Anabela.
    Então, as três cabelo pequenino, morenas, sobretudo, a prof. Irene, eu lembro-me uma vez ela dizer-me que na escola primária tinha uma professora que lhe perguntava, se ela tomava banho, porque era mesmo chocolate.
    Enfim as três magníficas, as três moscanteiras, e aliás a prof. irene também gosta muito de francês...

    ResponderEliminar
  6. Kakakakaka... era só para testar o teu desenrasque!
    De resto tinha perpectivado essa tua resposta!
    Beijoca

    :) Anabela Magalhães

    ResponderEliminar
  7. Ja me tinham que a Anabela era minha irmã mas não sabia que tinha uma segunda.Mas pensando bem, a AMIZADE que nos une é de facto muito fraterna. Beijocas

    ResponderEliminar
  8. É verdade, Aurelina, já passámos por irmãs e eu já passei por ti graças à tua inacreditável aventura com o leão...
    E a nossa amizade é fraterna, mesmo!
    Beijinhos e fico contente por teres conseguido enviar o comentário...

    ResponderEliminar
  9. Não assinei o comentário anterior... esqueço-me...
    Anabela Magalhães

    ResponderEliminar