Bovídeos Monocromáticos e Respectivo Abrigo - Akakus - Sahara - África
Fotografias de Artur Matias de Magalhães
Fundamentação/Contextualização
Este projecto resulta da constatação da desvalorização a que a História foi sujeita, nomeadamente a ocorrida, no terceiro ciclo do ensino básico, aquando do último desenho curricular. Até aí, a leccionação da disciplina de História contava com 150 minutos semanais, em cada um dos três anos de escolaridade, distribuídos por três tempos de 50 minutos cada um. A partir daí passou para uma distribuição de tempo lectivo claramente inferior.
A situação é particularmente gravosa e penalizadora na E. B. 2/3 de Amarante se a compararmos com o desenho curricular existente noutras escolas já que, nesta escola, apenas foram atribuídos 90 minutos semanais ao 7º e 8º anos, respectivamente, a que acrescem 135 minutos no 9ºano de escolaridade. Veja-se o exemplo da Escola Secundária de Amarante onde, à História, estão atribuídos 90 minutos ao 7º ano de escolaridade e 135 minutos ao 8 e 9º anos, respectivamente. Comparando o desenho curricular destas duas escolas vizinhas, a perda da disciplina de História na nossa escola, durante todo o 3º Ciclo, é assim de 90 minutos por cada semana que passa, o que é claramente penalizador para o ensino desta disciplina.
Sendo a História a ciência que estuda o vida do Homem ao longo do tempo, que procura responder a duas questões fundamentais:
1. De onde vimos?
2. Para onde vamos?
sendo uma disciplina de primordial importância para o Homem, cujo conhecimento é imprescindível para que este se possa situar no tempo e no espaço em que vive, compreendendo-o, apreendendo que o nosso quotidiano é o resultado de um percurso passado e que este quotidiano, obrigatoriamente, terá repercussões no futuro; sendo uma disciplina que muito contribui para o desenvolvimento do espírito crítico, competência absolutamente imprescindível para a construção de uma cidadania activa, participativa, madura e responsável, não se entende esta desvalorização, paradoxal, que urge ultrapassar.
Para isso, e sem que se altere o desenho curricular pré-estabelecido na E. B. 2/3 de Amarante, propomos a valorização desta disciplina, através de um projecto integrado a que chamámos “História em Movimento” e que servirá de ancoragem a vários outros subprojectos que dele emanam.
Anabela Magalhães
Sem comentários:
Enviar um comentário