quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Imagem do Projecto









Pinturas Rupestres do Neolítico - Akakus - Sahara - Líbia - África
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Rio Fossilizado - Akakus - Sahara - Líbia - África
Fotografia de Artur Matias de Magalhães

Imagem do Projecto

E ao segundo dia de vida foi tempo de escolher a imagem de marca que acompanhará todo o projecto "História em Movimento". Com efeito, sou muito sensível à imagem, que deverá ser cuidada e apelativa,  sob pena de não atrair seja quem for. Ora, a ideia é exactamente a contrária e, por isso, vale a pena "perder" agora algum tempo para o ganhar, posteriormente.
Depois de voltas e mais voltas, optei por uma fotografia muito bela, da autoria de Artur Matias de Magalhães, meu companheiro de estrada, captada num dos inúmeros abrigos visitados na Líbia, mais concretamente no deserto do Sahara, que nos comprovam alterações climáticas drásticas, com repercussões dramáticas no eco-sistema da região. Outrora uma terra fértil, por onde corriam rios de caudais generosos, agora fossilizados, ver fotografia anexa, que à época alimentavam uma vegetação e fauna abundantes que possibilitaram a fixação dos povos no Neolítico, hoje "resume-se" a deserto, ao mar de areia e rochas escaldantes e descarnadas do Akakus, Património Mundial da Humanidade, sob protecção da Unesco.
Nesta região, as pinturas e gravuras rupestres, situadas cronologicamente a partir do Neolítico, são inúmeras, abundantes e de excelente qualidade conforme se comprova facilmente na fotografia desta "Cena de Caça com Cães".
Esta narrativa, que nos comprova a domesticação do cão pelos habitantes da região à época, pintada sobre a rocha amarela, dourada e quente, pintura polícroma, elegante, estilizada e a tender para o esquemático nas formas que expressam um movimento incrível, é, sem qualquer sombra de dúvida, a apropriada  ao nosso projecto que se quer igualmente imparável, elegante e duradouro.
Assim sendo, está escolhida a imagem que nos acompanhará a vida e que, espero, seja do vosso inteiro agrado.

Anabela Magalhães

2 comentários:

  1. Será também minha esta salinha de aulas. Parabéns pelo novo projecto!
    Excelente ano lectivo para todos, professores, alunos e demais co-responsáveis por este e outros projectos educativos.

    ResponderEliminar
  2. Olá Fátima!
    Fico feliz por te ver por aqui, neste projecto que agora arranca e dá os primeiros passos.
    Excelente ano! Que tudo se concretize como desejas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar