quarta-feira, 13 de março de 2013

História em Movimento - O Barroco - 8ºD

História em Movimento - Aula - O Barroco - 8ºD 
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
História em Movimento - O Barroco - 8ºD

A aula seguiu exatamente a mesma estrutura da aula já lecionada ontem para o 8ºB. Contámos de novo com transporte camarário que rapidamente nos colocou na Igreja de S. Domingos mas, desta vez, S. Pedro revelar-se-ia nosso amigo dando-nos a sua ajuda, desde o início, para que a aula fosse de uma beleza sem fim... até ao fim...
O Largo de S. Gonçalo e toda a paisagem amarantina que se avista de S. Domingos estavam hoje encharcados de sol, coroados de nuvens branquinhas que caminhavam rápidas empurradas pelo vento. O Professor Miguel Moreira já nos aguardava e de novo apelou à observação, à contemplação, à importância do olhar e do ver... primeiro no exterior, depois no interior da pequena jóia barroca amarantina completamente desconhecida de tantos habitantes aqui do burgo e dos seus arredores, não me canso de o dizer. Uma lástima! Uma lástima que nós, professores/educadores, temos obrigação de reverter e alterar.
Não me vou repetir relativamente à postagem de ontem a não ser para de novo agradecer a aula sobre o Barroco, tão serena, uma inspiração do Professor Miguel Moreira que nunca me cansarei de enaltecer.
Agradeço também a impecável leitura, benzida... eheheh... à A S que, do púlpito, leu um excerto do Sermão de Santo António aos Peixes que escutámos com toda a atenção. A sua mensagem permanece anual.
E foi tempo de passarmos ao espaço museológico de S. Domingos para nos determos e vermos algumas peças de escultura e pintura barrocas presentes neste pequeno mas interessante museu.
Depois, tal como ontem, fizemos a passagem aventurosa para a Torre Sineira da Igreja de S. Gonçalo e fomos aconchegar-nos no seu interior, mais concretamente no seu Coro Alto de onde se abrange, com o olhar, quase todo o interior da bela Igreja de S. Gonçalo, igualmente com Barroco a rodos, afinal, o tema da nossa aula de hoje.
A Professora Margarida Assis brindou-nos de novo com o som magnífico, exuberante e cheio do órgão barroco desta igreja a que se seguiu o som libertado pelas flautas de bisel dos alunos do 8ºD, comandados pela batuta do Professor Paulo Silva e de novo acompanhados ao piano pela Professora Margarida Assis. Sons enérgicos. Rebuscados. Cheios. Determinados. Afinados. As flautas estiveram magníficas! Obrigada, Professora Margarida Assis! Obrigada Alunos Meus/Nossos.
E obrigada, Professor Paulo Silva, pelo momento final... romântico... de um Avé Maria de Schubert que emocionou todos os presentes.
Alguns alunos/alunas confidenciaram-me, enquanto se dirigiam para a camioneta... "Professora, até fiquei com a pele arrepiada!"... "Professora, até me deu vontade de chorar!"

Felizes os professores que conseguem emocionar e arrepiar os seus alunos. Porque as aulas também têm de ser feitas com esta massa de emoções à flor da pele.
Feliz Escola Pública que assim consegue congregar almas e dar as mãos num esforço comum e que foi/é de tantos!

Nota Final - Agradeço, reconhecida, a presença do Professor Cândido Gonçalves, da Professora Elisabete Costa e da nossa Diretora do Agrupamento, Professora Dina Sanches, sem dúvida importante para os alunos desta turma.

Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário