terça-feira, 26 de março de 2013

História em Movimento - A Aula do Barroco Vista pelos Alunos do 8ºC

História em Movimento - Visita de estudo/Aula - O Barroco
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
História em Movimento - A Aula do Barroco Vista pelos Alunos do 8ºC

"Na minha opinião esta foi uma das melhores aulas de história que eu já tive.
Adorei a forma de dar a aula, cativa muito mais os alunos. Foi muito interessante também pois estávamos rodeados pela matéria.
Aprendi várias coisas como por exemplo que a igreja de S. Domingos foi mandada construir pela Ordem Terceira de S. Domingos, que o elemento decorativo mais utilizado foi a talha dourada e uma coisa que eu nunca mais vou esquecer, que o órgão ibérico é o único que tem tubos na horizontal.
Foi muito interessante esta aproximação ao património local e ficamos a saber mais sobre a nossa pequena cidade cheia de história."

A M, 8ºC

"No dia 15 de março, eu e a minha turma do 8ºC, fomos à Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos, mais conhecida como Igreja de São Domingos.
Observamos, escutamos e eu li um excerto do "Sermão de Santo António aos Peixes". Vimos muita talha dourada, escultura, pintura, dois instrumentos musicais - órgãos - um dos quais do período barroco - e um ecrã tatil com várias fotos e informações sobre visitas disponíveis para quem quiser visitar a Igreja.
Por fim, a Professora Margarida Assis e o Professor Paulo Silva, ambos da nossa escola EB 2/3 de Amarante, tocaram e cantaram, respetivamente, a Avé Maria de Schubert. Esta, não sendo do estilo barroco, estilo que impulsionou esta visita, enquadrou-nos no estilo seguinte, o Romântico.
Por fim, e com sinceridade, queria acrescentar que não sabia que o Professor Paulo cantava assim tão bem. Agradeço também ao professor Miguel Moreira por nos ter ensinado mais acerca do estilo Barroco.
Aconselho a visita desta Igreja e de todas as outras do concelho de Amarante pois todas elas têm coisas únicas que vale a pena ver."

CA, 8ºC

"A aula do barroco foi muito interessante pois acho que serviu para aumentar o meu conhecimento relativamente à minha cidade natal .
O professor Miguel Moreira explicou tudo ao pormenor sobre a igreja de São Domingos ou de Nosso Senhor dos Aflitos.
Também visitamos a igreja de São Gonçalo onde o professor Paulo Silva deu-nos um espetáculo inesquecível com a música Avé Maria ....adorei, nunca pensei que iria ser tão divertido."
 
DM, 8ºC

"Eu gostei muito da visita de estudo, especialmente quando o meu colega foi proclamar o “Sermão de Santo António aos Peixes” ao púlpito.
O professor Miguel Moreira ajudou-nos a conhecer melhor a igreja e, depois da belíssima visita de estudo, fomos ao coro alto da igreja de S. Gonçalo para ver e ouvir a professora Margarida a tocar músicas barrocas no órgão barroco de S. Gonçalo e o professor Paulo Silva a cantar a música “Avé Maria” o que entusiasmou muita gente.
Podíamos ter algumas aulas como a que tivemos neste dia."

DV, 8ºC

"Eu gostei bastante da visita de estudo à Igreja de S. Domingos, por várias razões. Uma delas foi por visitarmos algo de muito importante na nossa cidade e que muitos ainda não conheciam, acompanhados da bela paisagem sobre o Rio Tâmega. Também gostei muito de ouvir o senhor professor falar, porque notava-se que se orgulhava do património amarantino e que nos estava a mostrar tudo com muito gosto.
Relativamente à teoria, entendi que o estilo Barroco resume-se ao excesso e à exuberância e traduz emoções, ao contrário do estilo Renascentista em que tudo é pensado em proporção ao Homem. No estilo Barroco usa-se muito a talha dourada como elemento decorativo entalhada com anjos, flores, volutas, anagramas, cornucópias, etc.
Para finalizar, gostaria de dizer que adorei o momento musical, e que a professora Margarida e o professor Paulo estão de parabéns! Temos de repetir!"

IM, 8ºC

Nota - Post em construção...

Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário