segunda-feira, 18 de março de 2013

História em Movimento - O Barroco - 8ºC

História em Movimento - Aula - O Barroco - 8ºC
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
História em Movimento - O Barroco - 8ºC

A visita de estudo do 8ºC, realizada no passado dia 15 de Março, último dia de aulas do 2º período, encerrou, com chave de ouro, o ciclo de visitas subordinadas ao tema "O Barroco".
Desta vez, sem transportes camarários, ocupados já devido a múltiplas solicitações entradas antes da minha, fomos a pé, acompanhados de um tempo um pouco frio mas fabuloso, de sol a inundar Amarante logo pela manhã.
Num instantinho chegámos ao destino onde o professor Miguel Moreira nos aguardava, à entrada da bela Igreja, implantada num sítio magnífico, com vistas privilegiadas sobre o burgo. A visita seguiu o guião de todas as outras, muito embora tenham sido todas diferentes, e da observação do exterior, mais rápida, passámos para a observação do interior, mais demorada e minuciosa, posteriormente para o Museu de Arte Sacra onde os alunos puderam observar pintura e escultura, depois fizemos a magnífica ligação, pela varanda, à Torre Sineira de S. Gonçalo e, depois de descer e subir, fomos aconchegar-nos no coro alto da principal, mais rica e mais conhecida igreja de Amarante, a Igreja de S. Gonçalo.
Aqui tivemos a oportunidade de escutar a Professora Margarida Assis a domar o órgão barroco ibérico, aprendi eu e eles, porque contém tubos horizontais, modalidade de órgão apenas existente na Península Ibérica.
Seguiu-se a emoção de poder escutar de novo a fabulosa voz do professor Paulo Silva... surpreendente para muitos dos alunos presentes que jamais o tinham escutado em tal registo.

E foi tempo de encerrarmos a atividade agradecendo a todos os presentes e a todos ausentes, e foram tantos os que contribuíram para que estas visitas fossem um verdadeiro êxito para todos quantos delas beneficiaram...
Voltarei aos agradecimentos para os elencar um a um, em postagem própria.

Anabela Magalhães

5 comentários:

  1. Muito bom. Parabéns pelo o trabalho da fotografa e pelo o comportamento dos alunos.
    Gostei muito, e deveríamos fazer outra visita.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas tuas palavras, Diogo! Ainda bem que gostaste das fotografias e da atividade. E sim, faremos outra já no 3º período.
    Depois passo-vos o ficheiro das fotos, ok?
    Beijinhos e votos de excelente Páscoa!

    Anabela magalhães

    ResponderEliminar
  3. Ok!!
    Obrigado e uma excelente Páscoa para si também!!!

    Diogo Vaz

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela visita de estudo professora foi mt interessante a fotografa esteve mt bem eheh
    bjs boa pascoa
    Daniela macieira =)

    ResponderEliminar
  5. De nada, Daniela! Foi um prazer tirar-vos da sala de aula sob este pretexto... eheheh... muito embora a gente esteja lá muiiiiiiiito bem, não achas?
    Beijinhos e votos de excelente Páscoa para ti e para toda a tua família...
    Ah, agradecida por gostares das minhas fotografias...

    Anabela Magalhães

    ResponderEliminar