domingo, 19 de janeiro de 2014

7ºA - Reflexão sobre "Oficina do Paleolítico"

Oficinas de Arqueologia Experimental do Paleolítico
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
7ºA - Reflexão sobre "Oficina do Paleolítico"

            "No dia 13 janeiro, das 14h10 às 15h05, na sala 4.6, realizou-se a “Oficina do Paleolítico”, a cargo do arqueólogo Jorge Sampaio, do Parque Arqueológico de Foz Côa, no âmbito da disciplina de História.
                No início, o arqueólogo começou por nos apresentar algumas das pedras de Foz Côa, referindo que o quartzito é uma das pedras que existe em maior quantidade naquela zona, cerca de 99%, e que é pouco resistente, sendo usado em ferramentas e lareiras. De seguida, apresentou o sílex, informando que existe em pouca quantidade e que é uma pedra muito importante por ser dura e resistente. Por isso, era usada no Paleolítico para fazer, por exemplo, serras. De seguida, informou-nos como se faziam os dentes das serras a partir das hastes de veado. A cola utilizada era constituída por resina e pedra - hematite - e era de secagem rápida.
                Depois, explicou-nos que a corda usada nesse tempo era feita de tendão, tronco, tripa e, por vezes, pele. Por sua vez, o propulsor podia ser feito de osso ou madeira. A vantagem deste instrumento para o homem que caçava era que este não se tinha de aproximar tanto do animal.
                Ficamos a saber outras curiosidades, por exemplo, o auroque foi o antepassado do boi e era uma animal muito perigoso; cada fogueira podia ter três metros de diâmetro. Demonstrou ainda como se fazia o fogo, sedo que, se for feito manualmente, o fogo por fricção pode demorar cerca de 10 a 15 minutos.
                Por fim, imitamos as pinturas das mãos do Paleolítico, simulando o processo de pintura numa folha de papel A3.
                Gostei muito da oficina, principalmente quando o arqueólogo nos demonstrava a informação transmitida. Achei uma atividade interessante que veio complementar a matéria dada na disciplina. Entendo apenas que era preciso mais tempo para podermos aproveitar melhor a atividade."
 
M. M. 
 
Nota - Subscrevo esta última opinião da M. M. Mais tempo para História, precisa-se!
 
Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário