quarta-feira, 7 de março de 2012

História em Movimento - Visita de Estudo à Igreja de S. Domingos

Visita de Estudo à Igreja de S. Domingos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

História em Movimento - Visita de Estudo à Igreja de São Domingos

No dia 25 de janeiro de 2012 fomos, pela segunda vez, visitar a Igreja de São Domingos, situada na freguesia de S. Gonçalo, em Amarante, tendo em conta que os trabalhos de conservação e restauro continuaram, sem interrupções, desde a nossa última visita, ocorrida no passado mês de novembro, e a igreja apresenta, desde aí, muitas alterações.
Esta visita foi bastante interessante e mais especifica do que a anterior que foi mais generalista pois situou-nos mais na história da igreja, no seu enquadramento estilístico e na deterioração ocorrida durante séculos de desleixo e anos de abandono. 
Os técnicos de conservação e restauro, Rita Gomes e Vitor Pinto, a primeira que já nos tinha acompanhado durante a primeira visita, informaram-nos acerca das técnicas aplicadas e usadas na conservação e restauro desta pequena mas fantástica igreja. Falamos dos vários tipos de constituintes das colas e vernizes entre elas a pata e osso de coelho para as colas, falamos da técnica de douramento, tivemos a oportunidade de mexer em folhas de ouro que se degradavam facilmente e que são difíceis de trabalhar mas que permitem recuperar a beleza e o brilho originais das talhas douradas.
Para além da visita à igreja propriamente dita, que incluiu as traseiras do altar-mor, lugar que só alguns conseguiram ver durante a primeira visita, o coro alto onde observamos o órgão já restaurado e a funcionar e a pequena sacristia, fomos, de seguida, às instalações do que já foi, é e será, o Museu de Arte Sacra de Amarante, que nos permitiu ver uma curiosidade -  na parede do fundo vimos a parte esquerda da Torre Sineira de São Gonçalo, embebida no corpo do edifício de S. Domingos, de construção posterior.

Aguardamos a próxima visita!

Miguel Mota - 7ºA
Simão Silva - 7ºA
João Pedro - 7ºC
Carlos Andrade - 7ºC

Texto supervisionado pela professora Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário