quinta-feira, 10 de março de 2011

Sala de História - Obras


Obras na Sala de História do 3º Ciclo da Escola EB 273 de Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Sala de História - Obras

As obras propriamente ditas decorreram esta última segunda-feira de manhã. Marcamos encontro às 9:00 horas e, depois de nos equiparmos com as batas velhas do A., ficámos prontos para atacar a empreitada. Os tectos e as paredes ficaram impecavelmente limpos na sexta-feira anterior e foi só necessário proteger paredes de betão, candeeiros, tomadas, aros das portas e armários com fita protectora e, de seguida, fomos à parte mais interessante, que é a pintura propriamente dita.
Pintores envolvidos - Sr. Filipe, Sr. Pinto, Professora Irene, Professor Aires, eu própria, e os alunos do Clube de História que se voluntarizaram para a tarefa, e cujos encarregados de educação autorizaram a participação nas obras, Abel, Edu e Cátia. Começamos a pintar às 10:00 horas e, de tão limpo que tudo estava, eis que só com uma demão de tinta, bem grossinha, tectos e paredes ficaram absolutamente impecáveis e demos por findas as pinturas passada apenas hora e meia. Foi rápido. E tão entusiasmante foi que os meus alunos já se achavam capazes de pintar, quiçá, a Escola toda! E bem que está precisada, mas não, não será, por certo, empreitada para esta equipa.
Por agora a Sala de História foi espanada de cima a baixo, os armários receberam restaurador de madeira, os vidros foram limpos por fora e por dentro, os quadrados soltos de linóleo, do chão, foram colados, os quadros de corticite aparafusados à parede, as tomadas revistas, os puxadores, em falta, repostos nos armários.
Amanhã será ainda dia de conferência com o Sr. João Duro, o técnico informático 112 lá da Escola, membro precioso da equipa do PTE da EB 2/3 de Amarante, prestável como só ele o sabe ser, sempre de sorriso rasgado, sempre com um sim para os meus/nossos pedidos. É que tenho absolutamente de tratar da instalação definitiva do vídeo cedido pela EB 2/3 para a nossa sala de História, para que seja só ligar quando passar um episódio do Século do Povo, no 9º ano de escolaridade, o que me irá permitir não perder mais tempo a ligar e a desligar cabos e colunas e montar toda aquela aparelhagem obsoleta, mas preciosa para quem tem a colecção toda daquela importante série em formato VHS.
Antes das 13 da tarde já estava com os meus alunos a almoçar pacatamente junto da Escola e a conversar animadamente com eles sobre a necessidade de agirmos, para o bem, de melhorarmos o mundo que nos rodeia e de como isso nos faz pessoas mais felizes, e ainda tivemos tempo de falar do Teste Intermédio de História e da preparação que eles estão já a fazer, da Festa de Carnaval de sexta-feira passada, ocorrida lá na Escola, da situação preocupante da Líbia e mais assuntos variados e diversos que vieram à baila e foram discutidos durante o almoço.
E demos por encerrada a sessão. Obrigada a todos pelo trabalho, mais do que generoso, desenvolvido.
Amanhã, os restantes alunos abrirão a boca de espanto, por certo, perante as obras já realizadas.

Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário