sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Clube de História - 8ª Sessão de Trabalho - Alunos


Pesca no Nilo
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Clube de História - 8ª Sessão de Trabalho - Alunos

Ao longo deste período de trabalho, os membros que integram o Clube de História em Movimento  realizaram alguns trabalhos, todos muito interessantes e todos eles ajudaram-nos a compreender melhor certos conteúdos da disciplina de História. O Clube de História, ao longo destes meses de trabalho, ajudou-nos a "abrir horizontes".

Post colectivo de alunos do Clube de História...escrito durante a última sessão do dito... pequenino... porque o tempo passou a correr...

A última sessão de trabalho foi ocupada, essencialmente, com a selecção e requisição de vídeos, sim... ainda ainda há quem tenha leitores VHS em casa... e de livros para as férias de Natal que o tempo convida ao visionamento de documentários e às leituras no aconchego do lar.
Não há imposição de regras rígidas neste Centro de Recursos de História que está em crescimento acelerado, a não ser a responsabilidade de levar e trazer tudo impecável e a tempo para que os recursos rodem. Assim, os alunos que o desejam podem levar mais do que uma peça para casa e alguns assim o fizeram depois de me terem pedido se podiam, mas é claro que podem, os recursos são para vossa fruição. Por certo desejam ver, ouvir, ler, assuntos que lhes interessam durante o tempo que terão livre neste final de ano de 2010..
Saíram recursos ligados aos Aztecas e aos Maias, que os remeterão para o longínquo continente americano e as culturas pré-colombianas, DVDs dedicados a todas as décadas do século XX e ainda livros da história local, ligados à figura maior de Teixeira de Pascoaes, às Invasões Francesas e ainda um interessantíssimo livro de compilação das Lendas de S. Gonçalo que eu, confesso, estou desejosa de ler porque me recordo da minha avó materna acompanhando-me nas doenças, desenrolando Lendas de S. Gonçalo, S. Gonçalinho, o tal que é brejeiro e malandro e que nem sequer é santo, pois é beato... beato, é o que ele é.

Espero que as férias sejam produtivas para todos. A cultura alimenta-se, meus alunos(as) e sei que há alguns a trilhar já um belíssimo caminho.
Continuemos pois. Porque parar é morrer.

Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário