sábado, 18 de dezembro de 2010

Colaborações


O "Abelhudo" - Jornal do Agrupamento da EB 2/3 de Amarante

Colaborações

O Projecto História em Movimento continua vivo e de boa saúde, estando agora em fase de implementação/consolidação na Escola e nos seus arredores.
O professor Gabriel Vilas Boas solicitou-me três textos para o nosso querido jornal escolar, Abelhudo de seu nome, a incluir neste número que viu a luz do dia agorinha mesmo, antes do Natal.
A resposta seguiu de imediato, com a prontidão de quem tem o Projecto estruturado numa base sólida, pois só assim é possível desenvolvê-lo e aprofundá-lo, ao longo deste ano lectivo e ao longo dos anos que se seguirão.
Hoje partilho os artigos incluídos neste Abelhudo. Sei que muitos alunos o compraram, sei que alguns nem por isso...
E partilho-os com uma dedicatória especial aos meus queridos sócios do Clube de História, incluindo os treze que chegaram trazidos pela mão maternal da professora Ana Oliveira, professora de História do 2º Ciclo, lá da nossa escolinha.
Fiquem bem.
Votos de excelentes férias.

Anabela Magalhães

3 comentários:

  1. Ano lectivo 2008/2009, atarefadíssima com a avaliação, cheia de dúvidas e receios, eis que uma luz se abre no meu caminho:
    - Ana, não te preocupes. Na ESA, temos uma colega espectacular que disponibiliza toda a sua experiência e conhecimento em prol de uma boa amizade e profissionalismo. Visita o blog da Anabela Magalhães! - Disse-me o meu amigo Aires.
    Segui o seu conselho. Logo me tornei fã desta senhora!
    Qual foi a minha alegria, que um dia a conheci pessoalmente, numa reunião de Departamento pois a colega havia sido colocada na nossa Escola.
    De sorriso franco, espírito revigorante e criativo e de voz marcante com palavras milimetricamente silabadas, ela se apresentou. Foi uma honra!
    Trabalhar com a Anabela é uma descoberta, é "um movimento constante".
    É como um abrir de uma gruta cheia de tesouros escondidos e bonitos de ver! Estuda-se o passado relaciona-se com o presente, acredita-se no impossível, articula-se os vários ciclos, mesmo que para isso tenhamos de roubar as nossas horas de almoço, mas sempre felizes por contribuirmos para o sucesso dos nossos alunos, tornando a nossa disciplina cada vez mais atractiva.
    Bem-hajas!

    ResponderEliminar
  2. Olha Ana, até me deixas de cara à banda! Que nada, mulher! Apenas faço o que devo para ficar de bem com a minha consciência - tento fazer o melhor que posso e sei, se possível hoje melhor do que ontem. É tão simples quanto isto. Quanto a essa história do ano de 2008/2009 só a conheço porque ma contaste e bem sabes que fiquei contente por te ter sido útil. Mesmo se eras para mim uma perfeita desconhecida. Coisa que agora já não és. Agora conheço a tua capacidade de trabalho, a tua energia incansável, sempre sempre imparável na tentativa de atrair as "nossas" crianças a uma disciplina que volta e meia os alunos detestam porque a acham uma seca. Está nas nossas mãos tentar dar a volta a isto. É o que fazemos na EB 2/3 de Amarante. Pena andarmos sempre sempre a correr envoltas em trabalho diverso... mesmo assim conseguiremos trabalhar juntas neste projecto que visa movimentar a História na EB 2/3. Continuaremos a remar. Mesmo que contra a maré.
    Ah! E acredita que para mim foi igualmente uma honra conhecer-te e ter-te por colega na Escola que é, para todos os efeitos, uma segunda casa para nós.
    Beijinhos e fica muito bem. Tu e a tua filhota bem amada.

    ResponderEliminar
  3. Esqueci-me de assinar... mais uma vez... Anabela Magalhães

    ResponderEliminar