terça-feira, 9 de novembro de 2010

Colaboração com o Abelhudo


Instrumento Líticos Variados - Museu da Pré-História de Les Eysies-de-Tayac 
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Colaboração com o Abelhudo

O professor Gabriel Vilas Boas, um dos professores responsáveis pela edição do Jornal da EB 2/3 de Amarante, solicitou a minha colaboração no sentido de fazer a apresentação do Projecto "História em Movimento", destacando o Clube e o Blogue de entre as múltiplas vertentes de actuação que implantaremos e aprofundaremos durante este ano lectivo.
O resultado de uma parte da tarde de trabalho de hoje está aqui, num texto adaptado, resumido e acrescentado ao texto original da apresentação do Projecto "História em Movimento, que se subdivide em três partes que poderão constituir três diferentes notícias.

Projecto “História em Movimento”

    O projecto “História em Movimento” resulta da desvalorização a que a disciplina de História foi sujeita aquando do último redesenho curricular. Até aí, a leccionação desta disciplina contava com 150 minutos semanais em cada um dos três anos de escolaridade, isto para o 3º Ciclo. A partir daí passou para uma distribuição de tempo lectivo claramente inferior, sem que o programa tivesse sido alterado.
   Sendo a História a ciência que estuda o vida do Homem ao longo do tempo, que procura responder a duas questões fundamentais:
  1. De onde vimos?
  2. Para onde vamos?
sendo uma disciplina de primordial importância para o Homem, cujo conhecimento é imprescindível para que este se possa situar no tempo e no espaço em que vive, compreendendo-o, apreendendo que o nosso quotidiano é o resultado de um percurso passado e que este quotidiano, obrigatoriamente, terá repercussões no futuro; sendo uma disciplina que muito contribui para o desenvolvimento do espírito crítico, competência imprescindível para a construção de uma cidadania activa, participativa, madura e responsável, não se entende esta desvalorização, paradoxal, que urge ultrapassar.
    Para isso, e sem que se altere o desenho curricular pré-estabelecido na E. B. 2/3 de Amarante, propomos a valorização desta disciplina, através de um projecto integrado a que chamámos “História em Movimento” e que servirá de ancoragem a vários outros subprojectos que dele emanam.
    Este projecto visa alcançar três objectivos fundamentais: por um lado visa a exploração da vertente aglutinadora/motivadora a que chamaremos pedagógica/tecnológica/lúdica, entrelaçados que estarão os respectivos objectivos, visando a motivação dos alunos para a História, para que esta se torne, cada vez mais, uma disciplina interessante e amada entre os alunos do 2º e 3º ciclo da E. B. 2/3 de Amarante, com consequências óbvias na melhoria das aprendizagens realizadas pelos alunos; por outro lado visa a valorização da História na E. B. 2/3 de Amarante, tornando-a uma disciplina mais visível e dinâmica entre a comunidade escolar; por último pretende a promoção da aproximação entre os diversos intervenientes no percurso educativo - professores, alunos, auxiliares educativos e encarregados de educação.
    Para que estes objectivos sejam alcançados, actuaremos em várias frentes:
ü Leccionação das aulas de História com recurso às Tecnologias de Informação e Comunicação
ü Dinamização da Sala de História
ü Recriação de Oficinas de Arqueologia Experimental da Pré-História e Promoção e Divulgação do Património e História Local
ü  Articulação com Estudo Acompanhado
ü  Articulação com Língua Portuguesa e Português Língua Não Materna
ü  Criação do Blogue “História em Movimento”
ü  Criação do Clube “História em Movimento”

Criação do Blogue “História em Movimento”

    O blogue “História em Movimento”, criado simbolicamente no dia 1 de Setembro de 2010, será construído colectivamente quer pelas professoras responsáveis pelo Projecto, quer pelos alunos inscritos no Clube de História. Os alunos/sócios serão os responsáveis pelas postagens realizadas durante as duas sessões semanais previstas para o funcionamento do Clube, com o intuito de os levar à produção de textos originais em Língua Portuguesa e familiarizá-los com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
    Pretende-se, com este blogue, motivar toda a comunidade para uma participação activa e crítica e para o aprofundamento de uma cidadania que se quer madura, actuante, modificadora e responsável, nomeadamente através da opção “Comentários” onde todos poderão colaborar deixando opiniões, sugestões e críticas.
   Um blogue quer-se dinâmico, original, participado. Assim será o “História em Movimento” que pode ser visitado em http://historiaemmovimentoebamarante.blogspot.com/, montra de todo o trabalho desenvolvido em prol dos Alunos e da História.

Criação do Clube “História em Movimento”

    O Clube de História insere-se num projecto mais vasto intitulado “História em Movimento” e fez a sua estreia, na Escola EB 2/3 de Amarante, no presente ano lectivo. A adesão verificada por parte dos alunos já inscritos foi/é espectacular.
    O Clube funcionará em três vertentes interligadas - Pedagógica, Tecnológica e Lúdica – e apresenta-se à comunidade com um Plano de Actividades extraordinariamente rico, a saber: os alunos/sócios estão a elaborar jogos pedagógicos, que serão posteriormente utilizados em contexto de sala de aula e que visam desenvolver a criatividade, a expressão escrita e oral. Simultaneamente, o hiperactivo blogue “História em Movimento” conta já com a colaboração semanal dos sócios deste Clube que, aos poucos, vão vencendo algum receio e timidez perante a palavra que permanece escrita, perante a folha branca que tem de ser preenchida, por eles, em colaborações mais ou menos extensas e que antes de serem publicadas passam, evidentemente, pelo serviço de detectores de erros e de outras coisas que tais, para que a nossa amada Língua Portuguesa possa permanecer bela, elegante, decente.
    No âmbito deste Clube foi já organizada a Oficina de Arqueologia Experimental, dirigida a todos os alunos do 7º ano de escolaridade, que contou com a preciosa colaboração do Dr. Jorge Sampaio, arqueólogo do Parque Arqueológico do Vale do Côa, e ainda a Exposição “A República na Cartofilia”, dirigida a todos os alunos do 9º ano de escolaridade e que contou com a colaboração do Dr. Pedro Barros Pereira que, amavelmente, nos guiou por entre uma preciosa colecção de postais que se inicia no tempo da monarquia. A reacção dos alunos foi, em ambos os casos, de entusiasmo e verdadeiro gosto pelas actividades que os retiraram das respectivas salas de aula e os colocaram noutras, diferentes, com professores diferentes por um dia.
    De notar que foi já implementado um serviço de requisição de recursos pedagógicos ligados à História, em depósito na Sala de História, de que os alunos estão já a usufruir e a que aderiram de forma quase sôfrega, requisitando numa semana para na semana seguinte voltarem a requisitar e assim sucessivamente.
    Organizaremos ainda palestras orientadas por palestrantes exteriores à comunidade educativa sobre temas ligados à História, nomeadamente sobre temas ligados à História e ao Património Local; organizaremos ainda Visitas de Estudo, que por certo deliciarão os nossos alunos, exposições de trabalhos variados no nosso Jornal de Parede “Navegar no Tempo”, promoveremos a projecção de filmes e debates e o mais que entretanto surgir porque o Clube de História quer-se em constante movimento e actividade, quer-se vivo e participado porque só assim faz sentido.
Assim está a ser.

Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário