Caixa de Pigmentos Naturais Realizados pelos Alunos
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
Clube " História em Movimento" - 2ª e 3ª Sessões
Na passada sexta-feira tivemos a 2ª sessão do Clube História em Movimento durante a qual começamos por iniciar um novo projeto/desafio proposto pela professora. Este trabalho consiste na criação de uma paleta de pigmentos que iremos fabricar através do manuseamento de elementos naturais que serão moídos e aos quais poderemos juntar água, clara de ovo e/ou gordura animal. A professora começou por apresentar-nos uma caixa dividida em quadrículas, formada por dois tabuleiros sobrepostos, rigorosamente iguais, onde serão colocados os pigmentos que resultarão do nosso trabalho.Primeiramente usamos argila partida em pequenos pedaços, que trituramos num almofariz, obtendo, em resultado desta trituração um pó fino de cor ocre/tijolo. Pelo mesmo processo reduzimos a pó um pedaço de carvão que originou a cor preta. Trituramos ainda pétalas de flor amarelas que, depois de bem trabalhadas, transformaram-se num pigmento castanho-escuro. Com seis ovos, três crus e três cozidos, obtivemos diferentes cores: laranja e amarelo-claro, respetivamente. Incluímos também nesta paleta a casca de pinheiro que foi trabalhada da mesma maneira que os produtos anteriores e obtivemos uma belíssima cor castanha avermelhada. Por último, foram utilizadas especiarias, tais como açafrão e orégãos para a obtenção dos pigmentos amarelo e verde.
Contudo, nem todos os pigmentos já obtidos serão conservados na caixa dado que alguns se degradam tornando impossível que estes se mantenham intactos.
Para além do fabrico de pigmentos, realizaremos também pincéis a partir de pêlo de cabra que nos foi oferecida pela avó do Fábio, sócio deste clube.
Tentamos, através destas sessões oficinais/laboratoriais de História, aproximarmo-nos o mais possível dos gestos realizados pelos nossos antepassados Homo sapiens sapiens, os primeiros a criar/inventar a arte neste longo processo de Hominização.
Os sócios inseridos no clube são:
Luís Teixeira, Nº19, 8ºB
Miguel Coelho, Nº22, 8ºB
David Teixeira, Nº6, 8ºB
Ana Ribeiro, Nº2, 8ºB
Fábio Queirós, Nº10, 8ºB
Mariana Ribeiro, Nº20, 8ºB
Joana Ribeiro, Nº15, 8ºBBeatriz Barbosa, Nº4, 8ºB
Mariana Carvalho, Nº21, 8ºB
Gonçalo Macedo, Nº13, 8ºB
Íris Ribeiro, Nº14, 8ºB
Lourenço Leite, Nº18, 8ºB
Paulo Santos, Nº23, 8ºB
Hélder Ribeiro, Nº9, 7ºA
Este post foi elaborado por:
Luís Teixeira, Nº19, 8ºB
Miguel Coelho, Nº22, 8ºB
Ana Ribeiro, Nº2, 8ºB
Hélder Ribeiro, Nº9, 7ºANota - É claro que os frascos e a caixinha pintada de preto são uma inovação do nosso tempo que servirá para manter os produtos obtidos em bom estado de conservação para que possam ser facilmente usados por todos os professores de História da E. B. 2/3 de Amarante que entendam ser pertinente o seu uso.
É claro que para nos aproximarmos mais ainda do modo de vida do Paleolítico, procuraremos arranjar uma casca de árvore que servirá de paleta onde colocaremos pigmentos e pincéis feitos em madeira e pêlo de animais. Tudo isto será realizado pelos alunos durante as próximas sessões do Clube História em Movimento.
Ah... e, queridos sócios, sejam muito bem vindos!
Anabela Magalhães
Excelente trabalho que têm vindo a desenvolver!
ResponderEliminarParabéns e não esmoreçam!
Muito obrigada pelo apoio! Não esmoreceremos! ;)
ResponderEliminar