terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Visita de Estudo - 9º A


Visita de Estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Visita de Estudo - 9º A

A visita de estudo ao Museu Amadeo de Souza-Cardoso decorreu hoje, durante a tarde, e inaugurou uma série de saídas de campo, como eu gosto de lhes chamar, onde pretendo aproximar alunos a Património e História Local, por vezes tão desprezados e ignorados pelos próprios amarantinos.
Saímos da Escola pouco passava das 15 horas e fomos em passo ligeiro, percorrendo o Centro Histórico da bela Amarante, até ao privilegiado espaço museológico onde nos aguardava a Dra. Cláudia Cerqueira, nossa fabulosa guia por uma hora.
Peço sempre a mesma guia. Conheço-a desde sempre daqui da terra, conheço-lhe o jeito excêntrico, interessante e não amorfo de ser que cativa de imediato os miúdos que para sempre ficam seus fãs. De facto, a Dra Cláudia Cerqueira fornece-lhes as explicações necessárias como quem está numa tertúlia à volta de uma mesa do café, empolgando-se(os) com as explicações dadas e pondo os olhitos a brilhar aos meus adolescentes/alunos.
Devo referir que os meus alunos corresponderam plenamente aos meus pedidos. Avisei-os que queria que ao passarmos na rua as pessoas quando muito perguntassem "Mas de que Escola são estes alunos tão exemplarmente comportados?"
E assim foi. A visita primou pela boa educação, pelo interesse demonstrado perante as explicações dadas, pelas perguntas feitas, pelas notas registadas, pela vontade de permanecer no museu, de onde foi preciso arrancá-los porque o tempo não perdoa e as camionetas não esperam por atrasados na Escola e o percurso seria agora sempre a subir, sempre a subir, ai que calor!
Os alunos, dezoito no total, terão agora que me entregar um relatório da visita na próxima sexta-feira. Espero que um ou outro sejam dignos de aqui ficar registados porque a opinião dos alunos é ainda mais importante do que a minha ou a da Dra. Cláudia a quem agradeço desde já a simpatia e a forma acolhedora como nos recebeu naquela casa que também é a sua e que é nossa também. Assim a sentimos hoje.
Obrigada a todos. Todos estão de parabéns porque todos foram exemplares.

Nota Curiosa  - A Dra. Cláudia recordou uma dada professora e uns dados alunos que, fazendo uma visita guiada a este mesmo museu no dia 28 de Dezembro de 2007, lhe ficaram na memória muito embora esta história se tenha passado há três anos. Registei-a aqui e foi apenas uma visita ao Museu em plena época de Férias de Natal... que é para os meus leitores verem do que alunos e professores são capazes apesar de todas as vicissitudes...
Por último espero poder ilustrar o post amanhã. E até fazer um slideshow com as fotografias de costas dos meus maravilhosos alunos. Só preciso de um bocadinho de tempo... preciso de tempo...

2 comentários:

  1. Não me quero expor muito mas gostei do que vi no museu tanto no inicio como no fim e como tinhamos pouco ou mais que uma hora para ver, não chegava para visualizar todas as obras que lá estavam expostas, pois quando se tornava mais interessante a visita guiada já se estava a ficar tarde para voltarmos para a escola...
    Gostei muito da visita e despertou-me a ver mais sobre os amarantinos...

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. O nosso Museu é uma pequena pérola, que está à nossa disposição diariamente, excepto às segundas e feriados.
    É um facto que esta visita é mais uma sensibilização para a sua importância, um aperitivo para que vocês continuem a ter gosto em visitarem um equipamento que também é vosso.
    Bem vi que vocês estavam com pouca vontade de abandonar a sala do Amadeo...
    Combinai e voltai lá, lá mais para o final do ano... se eu estiver disponível tenho todo o gosto em vos acompanhar... sei que a Dra Cláudia também.
    Muito obrigada pela tua colaboração, sei bem que tiveste de vencer a tua costumeira discrição e timidez...
    Beijinhos, Vasco, e amanhã lá estamos!

    ResponderEliminar