quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Clube de História - Palestra - A Intervenção do Arquitecto Alcino Soutinho no Museu Amadeo de Souza-Cardoso


Palestra - A Intervenção de Alcino Soutinho no Museu Amadeo de Souza-Cardoso
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

Clube de História - Palestra - A Intervenção do Arquitecto Alcino Soutinho no Museu Amadeo de Souza-Cardoso

Para começar, queríamos mencionar o nome da prestigiada arquitecta Claúdia Queirós que disponibilizou parte da tarde de sexta-feira para nos oferecer uma maravilhosa experiência e ficarmos a conhecer os segredos que o nosso grandioso Museu Amadeo de Souza-Cardoso preserva para os seus visitantes.
Durante a palestra a arquitecta Cláudia Queirós explorou o projecto de remodelação a cargo de Alcino Soutinho e foi também mencionada a polémica criada à volta desta intervenção, ocorrida nos anos 80, em que o corpo novo, que de novo dividiu o segundo e terceiro claustros, foi apelidado de "Muro da Vergonha", pela população local.
Informou-nos ainda da história do convento, posteriormente transformado em museu, e mencionou que, de vários pontos do rés-do-chão e do 1º piso, podemos  observar, em simultâneo, o novo corpo e os vários claustros, incluindo o claustro da honrosa Igreja de São Gonçalo.
Esperamos, em breve, voltar a ter outra oportunidade como esta que nos abriu um belíssimo fim-de-semana, pois, afinal, a palestra decorreu ao último tempo da tarde de sexta-feira.
Para finalizar, fica aqui um agradecimento à belíssima arquitecta Claúdia Queirós e também queremos agradecer à nossa fantástica professora Anabela que nos conseguiu proporcionar aquela interessante palestra.

Ana Teixeira, Laryssa Malosto e Ricardo Pnheiro
Turma 8ºC

1 comentário:

  1. Belíssima arquitecta Cláudia Queirós... certíssimo!
    Quanto ao fantástica eu... hum... não se esqueçam que eu sou aquela "chata" que vos obriga a ter os portefólios em ordem e a fazer a correcção dos erros... dez vezes cada um... e as faltas de acentos... cinco vezes cada um... e os tpc... e a estar atentos nas aulas que esta eu não gosta de rebaldaria... hum...
    Beijinhos... e agradeço-vos o carinho que por aqui me deixaram...

    ResponderEliminar