sexta-feira, 15 de março de 2013

História em Movimento - A Aula do Barroco vista pelos Alunos do 8ºD

O Barroco - Igreja de S. Domingos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
História em Movimento - A Aula do Barroco Vista pelos Alunos do 8ºD

Com a devida autorização, partilho alguns depoimentos, particularmente expressivos e emocionados, dos alunos do 8ºD, sobre a visita de estudo/aula subordinada ao tema "O Barroco".

"Relativamente à aula do Barroco, adorei, acho que foi espetacular pois acho que serviu muito para aumentar os nossos conhecimentos.
Acho que podíamos ter mais aulas assim pois também acho que aprendemos  melhor daquela forma, pois é melhor do que estar na sala de aula.
Relativamente à música também adorei e adorei a forma como o professor cantou pois nunca pensei que cantasse daquela forma espantosa."

T B 8ºD

"Eu gostei muito da visita de estudo, sobretudo quando a S foi ler o "Sermão de Santo António aos peixes" ao púlpito.
O professor que nos deu a aula foi o professor Miguel Moreira que explicava quase tudo ao pormenor.
Depois da visita fomos tocar duas peças de música e depois de fazermos a nossa atuação, o professor Paulo Silva foi cantar a música "Avé Maria" que emocionou muita gente por causa da voz do professor.
Podíamos voltar a ter aulas destas."

S V, 8ºD

"Eu gostei muito da aula que demos na igreja de S. Domingos. Aprendi muito sobre o Barroco, vi coisas muito interessantes, gostei de tocar no coro da igreja de S. Gonçalo, no final. Gostei muito de ouvir o professor Paulo Silva a cantar e gostei muito da aula do professor Miguel Moreira."

M A, 8ºD

"Foi uma visita de estudo incrível em que ficamos a saber mais sobre a igreja de S. Domingos ou de Nosso Senhor dos Aflitos.
No início da visita de estudo estivemos a falar com o professor Miguel Moreira e sobre a igreja de S. Gonçalo.
Depois entramos na igreja de S. Domingos e vimos a sua decoração. (...)
Lemos um documento e tocamos duas músicas. No fim o professor Paulo Silva deu-nos um espetáculo inesquecível de que ninguém estava à espera.
Foi comovente para algumas pessoas que até choraram."

A P, 8ºD

"Eu adorei ir à igreja de S. Domingos.
Acho que mais aulas deveriam ser assim. Acho que aprendemos mais nestas visitas. É muito interessante vermos a matéria à nossa volta. Sempre que possível deveríamos ir porque não é tão aborrecido.
também gostei muito de ouvir a professora margarida e o professor Paulo. A nossa atuação também foi muito gira.
Quando li, fiquei muito nervosa e enganei-me algumas vezes mas acho que li bem.
A igreja era linda, eu fiquei muito impressionada, era tudo muito bonito. Devíamos fazer isto mais vezes.

A S, 8ºB

"A visita de estudo à igreja de S. Domingos foi impressionante, aprendi muitas coisas novas  e o professor Miguel Moreira explicou tudo muitíssimo bem."

Comentário anónimo...

"Eu gostei da visita de estudo e adorei muito quando o professor de música cantou a música "Avé Maria". Acho que as aulas poderiam ser todas com documentos "vivos" que podemos ver e que são daquele tempo e estão muito preservados.
Acho que estas atividades devem prosseguir para melhor esclarecermos dúvidas e sermos rodeados de história."

C, 8ºD

"Na aula do Barroco, gostei muito do modo como demos a aula, foi uma aula diferente e muitos interessante, uma aula dada numa igreja construída essencialmente com o estilo Barroco. Foi muito interessante termos a aula num local diferente e também gostei de tocarmos aquelas músicas barrocas e ouvir um professor da nossa escola a cantar. Gostava que este tipo de aula se repetisse mais vezes porque também é bom ficarmos a conhecer melhor a cidade de Amarante e neste caso foi a igreja de S. Domingos."

B M, 8ºD

"No dia 13 de março, realizou-se a visita de estudo à igreja de S. Domingos.
Foi fenomenal!
A viagem foi feita de autocarro, chegamos e o senhor professor Miguel Moreira já nos esperava. Descreveu-nos a igreja, a sua história, entrámos e observamos o seu interior muito decorado, inclusive com anjos.
Ouvimos o sermão que foi lido pela nossa colega S e após o sermão fomos para o museu e depois para o coro alto da igreja de S. Gonçalo, tocamos e depois tivemos o prazer de ouvir o senhor professor Paulo Silva. foi incrível! Aproveito também para lhe dar os meus parabéns pela sua incrível voz!
Foi uma aventura emocionante, agradeço a todos os colaboradores por esta experiência."

A, 8ºD

Anabela Magalhães

Sem comentários:

Enviar um comentário