quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Clube de História - 2ª Sessão de Trabalho - Alunos


Igreja de S. Domingos - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Clube de História - 2ª Sessão de Trabalho - Alunos

Na passada quarta-feira, dia 26 de outubro, fizemos uma visita guiada às obras de conservação e restauro que decorrem na igreja de S. Domingos ou igreja de Nosso Senhor dos Aflitos. Apesar de quase todos habitarmos em freguesias do centro da cidade, a verdade é que, para alguns de nós, foi a primeira oportunidade para visitarmos esta magnífica igreja.
Ficamos a saber que a igreja foi inaugurada em 1725 não se sabendo a data do início das obras. Tomamos conhecimento do mau estado do interior desta igreja, nomeadamente do mau estado das talhas douradas barrocas e das madeiras que lhes servem de suporte. Os técnicos mostraram-nos a ação das térmitas sobre a madeira deixando-a a desfazer-se.
Ficamos também a saber que por detrás da talha dourada foram descobertos os frescos que originalmente decoravam o interior desta igreja. Foi uma oportunidade única de vermos estes frescos pois na próxima visita, que faremos no final das obras, estes estarão tapados pela talha dourada barroca.
Tivemos ainda a oportunidade de subir ao Coro Alto e os guias informaram-nos que o órgão foi desmontado, retirado e se encontra em restauro.
Alguns de nós visitaram pela primeira vez a parte de trás do Altar-Mor, professora incluída que desconhecia, por completo, aquele espaço.
Gostamos muito da visita e aguardamos uma próxima, para muito em breve.

Pedro Esteves, Pedro Fins, Carlos Andrade, Diogo Pereira, Cassandra Flores, José Macedo

Orientação de Anabela Magalhães

Sem comentários:

Publicar um comentário