terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

8ª Sessão do Clube "História em Movimento"

Maqueta de Casa de Çatal Huyuk
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

8ª Sessão do Clube "História em Movimento"

Finalmente estamos a cumprir um sonho antigo. Iniciámos, da melhor maneira, a maqueta de uma casa do povoado neolítico de Çatal Huyuk.
A maqueta é algo complexa para quem nunca fez semelhante trabalho mas não será por aí que a deixaremos por terminar já que este trabalho está a ser do agrado de todos os sócios que nele estão a participar metendo, literalmente, a mão na massa.
Numa próxima sessão, realizaremos a parte esquerda da habitação e depois "só" nos ficarão a faltar os cercados e as escadas... e os animais que espalharemos nos sítios certos.
Daremos novas da evolução deste trabalho.

Nota - A 8ª Sessão do Clube História em Movimento contou do visionamento do documentário de Amadeo de Souza-Cardoso intitulado "À velocidade da inquietação".

Anabela Magalhães

6ª Sessão do Clube "História em Movimento"

Grupo de Trabalho da 6ªSessão do Clube " História em Movimento" 
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães

6ª Sessão do Clube "História em Movimento"

Nesta sessão do Clube de História a funcionar na E B 2,3 de Amarante, começamos por fazer uma breve inspeção às salas do Pavilhão 4 a fim de elaborar um inventário de necessidades nos diversos locais de ensino. Concluído o inventário, chegamos à conclusão que as diversas salas apresentam pequenas carências tais como rodapés danificados, paredes escritas, tomadas eléctricas avariadas, portas sem puxadores e fechos. A listagem das necessidades será entregue à Direção do Agrupamento de Escolas de Amarante para que estas sejam colmatadas. 

Posteriormente, passámos à elaboração desta postagem com a finalidade de dar a conhecer a todos os membros presentes no clube o funcionamento de um blogue, neste caso, através deste post no "História em Movimento". 
Após a construção deste texto coletivo, passaremos à introdução de uma fotografia que ilustrará o grupo de trabalho presente nesta sessão, diminuto devido à falta de alguns elementos, hoje dispensados.

Postagem elaborada por:

- Miguel Freitas 9ºB
- Mélissa Guedes 9ºB
- Inês Costa 9ºB
- Rui Jorge 9ºB
- Luana Lopes 9ºB
- Adriana Ribeiro 9ºB 
- Eduardo Paiva 9ºB
- João Costa 9ºB
- Inês Cordeiro 6ºE
- Bruno Mesquita 8ºA

Nota - A 6ª sessão do Clube História em Movimento decorreu no passado dia 15 de janeiro.

5ª Sessão do clube "História em Movimento"


Coroas de Natal - Clube "História em Movimento"
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

5ª Sessão do Clube "História em Movimento"

No passado dia 11 de Dezembro realizou-se a 5ª sessão do Clube "História em Movimento" mas a azáfama foi tal que não tivemos um minutinho para postar fosse o que fosse aqui no blogue pois tínhamos de concluir as coroas de Natal que seriam, posteriormente, colocadas à disposição das três turmas que estiveram representadas no "Mercado Nazareno", mercado este que ocorreu de 18 a 22 de Dezembro, no Claustro da Igreja de São Gonçalo.
A sessão foi um êxito total e os três grupos, sob a minha orientação, terminaram as respectivas obras de arte, iniciadas em sessão anterior, e que foram do agrado de todos.
E assim fizemos História. E assim fazemos a História deste Clube, sempre sempre em movimento, contribuindo ativamente para a angariação de fundos para a viagem de finalistas a Londres.

Nota - Os miúdos e miúdas que pela primeira vez frequentam este clube ainda acham estranho esta professora tirar fotografias com eles de costas para postar neste História em Movimento... mas, dever oblige!

4ª sessão do clube "História em Movimento"


Visita de Estudo ao CIMMA - Clube História em Movimento
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


4ª Sessão do clube "História em Movimento" - Visita ao CIMMA

     Nesta sessão do melhor clube de História alguma vez criado por um ser humano, nós visitámos o CIMMA ou Centro Interpretativo de Memórias da Misericórdia de Amarante. Tivemos o privilégio de sermos conduzidos pelos simpáticos colaboradores do Centro Interpretativo que nos acompanharam ao longo de toda a visita e nos elucidaram acerca dos objetos de interesse histórico que tivemos oportunidade de visualizar e ainda nos brindaram com factos interessantes acerca da História da Santa Casa da Misericórdia de Amarante. 
       Usufruímos da chance de visitar a sala multimédia que se caracteriza principalmente por possuir um grande ecrã touchpad no centro da referida divisão. As paredes desta sala estavam repletas de imagens de edifícios pertença da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, onde seprestam, atualmente, grande variedade de serviços às pessoas mais desfavorecidas da nossa sociedade. O ecrã touchpad continha um oceano de informação sobre a história da Santa Casa da Misericórdia e edifícios alusivos a esta.
       Ao longo do percurso, pudemos observar várias escrituras de beneméritos, ou seja, pessoas que doaram/deixaram bens ou dinheiro à Santa Casa. Posteriormente, fomos elucidados pela empresa Signium, que nos expuseram o trabalho que é necessário desenvolver para conservar e restaurar livros, que nós escutamos muito atentamente. 
          

Postagem feita por:

- Miguel Freitas 9ºB
- Eduardo Paiva 9ºB
- Rui Jorge 9ºB
- Luís Teixeira 7ºB
- Fábio Queirós 7ºB

Nota - A frase de abertura deste texto pertence ao Miguel Freitas que, desde o seu 7º ano de escolaridade, ano em que foi sócio pela primeira vez deste clube, se refere ao História em Movimento com este entusiasmo e eloquência