quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Cromeleque

Cromeleque - Clube História em Movimento
Fotografia de José cadeco
 
Cromeleque

Este cromeleque foi o produto do trabalho de hoje de dois dos sócios do Clube História em Movimento, o clube que se quer o mais irrequieto possível e o é. Com a realização deste cromeleque concluímos uma primeira etapa do nosso trabalho que visava a realização de todas as tipologias de monumentos megalíticos. Estão feitas. E enriquecerão o património do Centro de Recursos da Sala de História.

Clube História em Movimento


Dólmen, Menir e Alinhamento - S. Gonçalo - Amarante
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães

Clube História em Movimento

O Clube História em Movimento entrou em funcionamento no ano letivo de 2010/2011 e, desde aí, mantém-se em funcionamento.
Apesar das dificuldades de funcionamento sentidas neste ano lectivo, nomeadamente em termos de conciliação de horários entre nós - professora e alunos que o querem frequentar - lá conseguimos ajustar a coisa sendo que eu tive de esfrangalhar uma tarde livre de trabalho letivo para o pôr em funcionamento e os alunos tiveram de prescindir sair pelas 16:35 para saírem somente pelas 18:20.
Mesmo assim, tenho pena!, há alunos que o frequentaram durante o ano passado e que este ano, tendo tarde livre, apanham o transporte escolar à hora de almoço e estão completamente impossibilitados de se manterem associados a este Clube que é tão do agrado de quem o frequenta.
Entretanto já realizámos muito e diverso trabalho para enriquecimento do nosso Centro de Recursos da Sala de História, que foi sendo publicado, no seu devido tempo, no blogue História em Movimento que podem espreitar clicando aqui ou na página do Projecto homónimo que também pode ser visitada aqui... muito embora se encontre desactualizada que o meu tempo não é elástico e eu não chego para tanta encomenda.
Este ano continuamos a realizar trabalho que acrescentaremos ao anterior já que, como dizia o outro, grão a grão, enche a galinha o papo... e nós estamos a vencer mais esta batalha travada contra uma inércia aflitiva para quem é apreciador do lema adotado pelo Infante D. Henrique "Talent de bien faire". E foi imbuídos deste espírito que resolvemos construir modelos e maquetas de tudo o que tiver interesse para as Aulas de História, para que os alunos possam visualizar de imediato o objecto, o monumento, enfim, o que for abordado em contexto de sala de aula, contribuindo, assim, para a recetividade, o conforto e a alegria dos alunos perante esta disciplina que, não raramente, eles consideram uma seca.
O trabalho agora publicado - Menir, Alinhamento e Anta de Corredor - foi realizado durante uma sessão deste Clube e integra-se no fenómeno do megalitismo visível por todo o território nacional - por aqui temos a sorte de o ter em número excecionalmente expressivo na Serra da Aboboreira. Foi o primeiro trabalho realizado neste preparado de barro que não exige cozedura em forno e que seca ao ar. Serviu-nos para meter a mão na massa e para com ela contactarmos pela primeira vez. Na próxima sessão realizaremos o cromeleque... que não o dos Almendres!... que é para esgotarmos as várias tipologias de monumentos megalíticos e para, posteriormente, atacarmos uma maqueta mais complexa, de um povoado neolítico.
Obrigada alunos meus, pela colaboração generosa, entusiasmada e entusiasmante!
 
Nota - Este post foi adaptado daqui.

4ª Sessão do Clube História em Movimento

Realização de Cromeleque
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
4ª Sessão do Clube História em Movimento

Nesta sessão elaboramos uma maqueta de um dos tipos de monumentos megalíticos que o homem do Neolítico construiu - o cromeleque.
Gostamos de fazer este monumento pois fez-nos lembrar da matéria lecionada no 7º ano que não está esquecida!
Nesta sessão do clube estiveram presentes os sócios Joana Fonseca e Vasco Martins.

3ª Sessão do Clube História em Movimento

 
Trabalhando a Mistura que Seca ao Ar
Fotografia de Anabela Matias de Magalhães
 
3ª Sessão do Clube História em Movimento

Nesta sessão do Clube História em Movimento recebemos dois novos elementos que se juntaram aos mais antigos sócios. Assim, neste momento, estão a frequentar o Clube os seguintes alunos/sócios:

Jose Mota 7ºB  
Rui Fonseca 7º B nº20
Ana Luísa Ramos 8ºA nº2
Joana Fonseca 8ºA nº10
Sofia Carvalho 8ºA nº18
Vasco Martins 8º A nº 21

Entretanto, começamos a preparar o trabalho que realizaremos sobre Çatal Yüyük visualizando vários vídeos e imagens publicados na Internet sobre este importante povoamento neolítico, situado na atual Turquia, e fizemos um inventário dos materiais que necessitaremos nas próximas sessões para a realização da maqueta que nos propomos construir e que são:
  • Barro de secagem rápida
  • Gravetos
  • Tecidos de algodão ou de linho
  • Palha
  • Cereais
  • Pequenas peças cerâmicas
  • Animais diversos
Daremos novas.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

2ª Sessão do Clube História em Movimento

Desenho de Cláudia Queirós
Imagens retiradas da Internet

2ª Sessão do Clube História em Movimento

O trabalho continua, ainda com o inventário dos recursos pedagógicos existentes na Sala de História  iniciado  na sessão anterior. Seguidamente faremos uma exposição destes recursos e, para isso, teremos de legendar e datar as peças, contextualizá-las, identificar a propriedade das mesmas já que o espólio existente nesta sala é do Agrupamento de Escolas de Amarante e meu... costumo dizer que, se me reformar a trabalhar na EB 2/3 de Amarante, doarei o meu património arduamente amealhado, peça após peça, ano após ano, a esta mesma escola/agrupamento.
Estes são os nossos projetos mais imediatos que realizaremos o mais rapidamente possível. Entretanto, hoje combinamos uma próxima tarefa/empreitada que se materializará, um dia destes, numa maqueta de Çatal Yuyuk realizada inteiramente por nós. Estamos animados!
As imagens que encontramos na internet são entusiasmantes.
Continuemos, pois!