sexta-feira, 25 de outubro de 2013

2ª Sessão Clube "História em movimento" 2013/2014

Cartão de sócio do clube "História em Movimento"
 
2ª Sessão Clube "História em Movimento" 2013/2014
 
      Nesta sessão recebemos novos membros que preencheram a sua ficha de inscrição de acordo com as indicações da professora Anabela Matias Magalhães. Somos agora 11 sócios e ainda estamos a aguardar novas inscrições.
      De seguida, fomos surpreendidos por um aluno do curso de pastelaria/panificação do 2ºA, que nos trouxe umas deliciosas bolas de berlim e donuts que repartimos entre todos os membros do clube. Agradecemos muito aos nossos colegas do 2º A pela sua gentil oferta. Após termos degustado a deliciosa prenda, decidimos deslocar-nos até às instalações do curso de pastelaria para agradecer o doce gesto (em vários sentidos). Foi também nesta sessão inaugurado o serviço de requisição de DVD´s e livros sobre a linda e interessante História, que imediatamente teve quem quisesse usufruir dele.

Nota: A imagem do nosso clube, que consta nos nossos cartões de sócio e nas fichas de inscrição do clube, é uma pintura de arte neolítica que representa uma cena de caça com cães, fotografada no deserto líbio.

Escrito por:

Rui Monteiro Nº 18 7ºB
Miguel Freitas Nº 16 7ºB
Maria Pereira Nº 14 7ºB
Carla Costa Nº 4 7ºB
Sílvia Ferreira Nº 17 7ºA
Raquel Esteves Nº 5 7ºA
Pedro Ribeiro Nº 13 7ºA
Ana Lúcia Santos Nº1 8ºA

Nota Final - Os alunos tiveram ainda tempo de partilhar as postagens do blogue para o facebook. Aguardo agora que eles se tornem seguidores deste blogue e do História 3º Ciclo.

Anabela Magalhães

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

1ª Sessão Clube "História em Movimento" 2013/2014

Palmiers, Alguns dos Sócios e Cartão de Sócio do Clube História em Movimento
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
1ª Sessão Clube "História em Movimento" 2013/2014

Hoje, dia 18 de outubro, pelas 16:50, iniciamos o melhor clube de todos da escola EB 2,3 de Amarante e de todo o planeta, o Clube "História em Movimento", orientado pela professora Anabela Maria Mendes Pilroto Coimbra Queirós Matias de Magalhães.
Nesta 1ª sessão do clube, os alunos que o integram foram surpreendidos com um lanche confecionado pelos alunos da turma 2ºA, do Curso de Pastelaria e Panificação, que nos prepararam uns palmiers que se revelaram deliciosos e divinais e que nós saboreamos ainda quentes.
Depois desta calorosa receção, que agradecemos, os alunos sócios do clube preencheram as fichas de inscrição e os cartões de sócio e seguidamente escrevemos este post, o primeiro deste ano letivo 2013/2014 que inaugura o início do funcionamento do Clube "História em Movimento".
Na próxima sessão, iremos iniciar os nossos trabalhos propriamente ditos, que desenvolveremos, com muito gosto, muito empenho e com bom comportamento, durante o ano letivo 2013/2014.

Os alunos:

Pedro Esteves, nº16 - 9ºC;
Diogo Vaz, nº8 - 9ºC;
Ana Lúcia Santos, nº1 - 8ºA;
Raquel Esteves, nº5 - 7ºA;
Sílvia Ferreira, nº17 - 7ºA;
Rui Jorge, nº18 - 7ºB;
Maria Ribeiro, nº14 - 7ºB;
Carla Costa, nº4 - 7ºB;
Duarte Cunha, nº6 - 7ºB.

domingo, 6 de outubro de 2013

Ecos de Uma Aula Dividida em Três - 8ºB, C e D

Ecos de Uma Aula Dividida em Três
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Ecos de Uma Aula Dividida em Três - 8ºB, C e D

As minhas aulas referentes ao Barroco foram lecionadas na muito bela e ainda desconhecida Igreja de S. Domingos, transformada, por breve tempo, em sala de aula muito especial para as minhas três turmas de 8º ano que dela tiveram a felicidade de poder usufruir, e terminaram na imponente Igreja de S. Gonçalo, com interpretações musicais de alunos e professores que se revelariam verdadeiramente inesquecíveis. Estas aulas, que podem ser acedidas clicando aqui, sendo que se encontram imediatamente a seguir às aulas subordinadas ao tema "Reconstituição do Percurso das Invasões Francesas em Amarante", tiveram eco na imprensa local, conforme dei notícia, neste blogue, em tempo oportuno.
Hoje, e já com um grande atraso, dou conta de outro eco, desta vez saído numa publicação religiosa local, pertença da paróquia de S. Gonçalo, chamada "Varanda dos Reis - Confirmados na Fé" de Agosto último. Para que fique registado, agora aqui neste blogue, para memória futura.
E assim se vai cumprindo mais uma vertente do "Projecto História em Movimento", a da valorização/divulgação da História junto da comunidade educativa e não só...

Nota - Para ler com mais conforto, clique sobre a imagem.

sábado, 5 de outubro de 2013

Clube "História em Movimento"

Realização de Materiais Pedagógicos de História
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães
 
Clube "História em Movimento"

Reabriu ontem, ainda que só por especial favor para dois alunos que há dois anos integram este clube existente na EB 2/3 de Amarante.
Os trabalhos, pendentes do ano letivo anterior, foram retomados e serão rapidamente concluídos para que se possam iniciar novos.
Daremos novas do desenrolar dos trabalhos práticos.

Anabela Magalhães