quarta-feira, 29 de junho de 2011

Avaliação

Avaliação

Para o último dia de funcionamento do Clube de História, elaborei dois pequenos documentos de avaliação em que os alunos puderam dizer de sua justiça sobre o funcionamento deste primeiro ano de vida do projecto "História em Movimento" que integrou o Clube, o Centro de Recursos e as várias actividades neste âmbito desenvolvidas.
Os documentos têm, essencialmente, três colunas divididas em aspectos positivos, aspectos negativos e sugestões de melhoria para o próximo ano lectivo.
Depois de alertar os sócios do Clube para a importância do seu correcto preenchimento, muito especialmente relativamente aos aspectos negativos encontrados e quanto às sugestões de melhoria para o próximo ano, pois só assim se avança e melhora o que é susceptível de ser melhorado, os alunos preencheram a avaliação em completo anonimato.

Clube de História


Avaliação do Clube de História


Aspectos positivos referidos pelos alunos
  • o excelente ambiente conseguido durante as várias sessões de trabalho entre alunos/alunos e alunos/professora
  • o convívio entre alunos de diferentes turmas - 8ºC, 9ºC e 2ºP
  • a possibilidade de assistirem a diferentes palestras, "enriquecedoras e interessantes" no dizer de alguns e mesmo "muito interessantes" no dizer de outros e que os "ajudaram a adquirir mais conhecimentos"
  • a possibilidade de rever matéria de 7º ano de que já estavam esquecidos
  • a possibilidade de aprender mais e "reter mais informação" "aprendendo de outra forma"
  • a possibilidade de exercitarem o desenho o que possibilitou a revelação de "alguns dotes artísticos"
  • a organização implementada no Clube "História em Movimento" - "o clube está muito bem organizado"
  • o empenho da professora

Aspectos negativos

  • treze alunos nada têm a assinalar
  • "o horário de funcionamento foi o mais impróprio"
  • os desenhos, sendo que um aluno referiu "não tenho jeito"

Sugestões de melhoria

  • alteração do horário para um mais compatível já que todos os alunos que o frequentaram durante esta ano lectivo prescindiam de 45 minutos da sua hora de almoço
  • aumento do horário de funcionamento
  • mais actividades

Centro de Recursos de História

O Centro de Recursos de História viu a luz do dia no ano lectivo de 2009/2010, aquando da minha colocação na EB 2/3 de Amarante. Comecei por levar os meus filmes - vídeo e DVD - e as minhas "peças", réplicas ou mesmo originais, para a Sala de História, logo após a sua adaptação física ao fim em vista.
Durante este ano lectivo, e dando cumprimento à parceria estabelecida com a Biblioteca Municipal Albano Sardoeira e o Museu Amadeo de Souza-Cardoso, o Centro de Recursos foi enriquecido com mais de uma centena de livros doados pelo município na pessoa do seu presidente da câmara.

Avaliação do Centro de Recursos


Aspectos positivos referidos pelos alunos

  • a riqueza, variedade, diversidade e qualidade dos recursos educativos em depósito
  • o poderem requisitar tudo o que queriam e assim aprofundarem os seus conhecimentos e relacionarem melhor as matérias leccionadas
  • a possibilidade de fazerem pesquisas

Aspectos negativos



Não há.



Sugestões de melhoria

  • Aumentar e diversificar ainda mais os recursos
  • Alguns alunos referem que não têm sugestões a fazer "porque já tem tudo de bom" e "não é preciso alterar nada"

Quanto às palestras, exposição e visita de estudo, todos os alunos gostaram das oportunidades que lhes foram concedidas e ampliaram os conhecimentos no que diz respeito à História Local.
Resta-me apenas agradecer o trabalho desenvolvido durante este ano em que os alunos sócios do clube "História em Movimento" foram autênticas cobaias.

E não se esqueçam, para o ano há mais. Até para os que agora passaram para o 10º ano. Não me esquecerei de vos informar das novidades...

Anabela Magalhães

3 comentários:

  1. Anabela, pelo visto o ensino de História é uma tarefa árdua em todos os locais. Lendo os comentários nesse e em outro blog seu (História 7º ano) pude perceber que a quantidade de aulas para o ensino da disciplina é aquém do desejado.Parabéns pelo trabalho. Estou seguindo este e o História 7º ano. Se quiser visitar o meu (http://soprahistoriar.blogspot.com) fique à vontade.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo trabalho realizado! Assim, talvez o ministro (e outras cabeças pensantes) percebam, de uma vez por todas, que a História é uma disciplina ESTRUTURANTE e ESSENCIAL!
    Continuação de bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Obrigada aos dois! Não sei como fiz para vos deixar aqui pendurados... nem parece coisa minha!
    Beijinhos

    Anabela Magalhães

    ResponderEliminar